BestToys - A sua Loja de Brinquedos. Bonecos do Homem Aranha, Artigos Infantis, Max Steel, Boneca Barbie, Brinquedos Cotiplás, Mamadeiras Primo, Bonecas Polly e muito mais.

+ História/Informações de Bragança Paulista

Aspectos Físicos

Bragança, situada em uma região montanhosa, na Serra da Mantiqueira, possui excelente clima, comparável aos melhores do mundo, com temperaturas amenas. Não há secas prolongadas ou poluição atmosférica. É rica em fauna e flora, com matas preservadas.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente

Aeroporto Arthur Siqueira

Sob o controle do DAESP - Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, possui posta de 1.100 metros, com capacidade de aterrisagem e decolagem de aeronaves de pequeno e médio portes, jatos executivos e linhas de táxi aéreo. O aeroporto serve de apoio às linhas regulares de aviação com terminais em aeroportos de São Paulo, Guarulhos e Campinas que, devido ao grande número de aeronaves, muitas vezes estão congestionados.

As condições climáticas e topográficas da região favorecem a operacionalidade de vôo, estando seu aeroporto, na maioria dos dias, em condições visuais para vôo.

Junto ao aeroporto está instalado o Aeroclube de Bragança Paulista, que atua na formação de pilotos civis.

Fonte: Aeroclube de Bragança Paulista

Transporte Coletivo

O transporte coletivo de Bragança é feito pela empresa Nossa Senhora de Fátima Auto Ônibus, que conta com 21 linhas urbanas, 9 suburbanas e 4 intermunicipais (servindo aos municípios de Vargem e Tuiuti). Com uma frota de 80 veículos, transporta aproximadamente 1.000.000 de passageiros por mês, servindo à população 21 horas por dia.

Fonte: Nossa Senhora de Fátima Auto Ônibus

Sede de Região de Governo

Bragança, Sede de Região de Governo, faz parte da Região Administrativa de Campinas. A Região Bragantina, abrange 15 municípios: Vargem, Tuiuti, Pedra Bela, Pinhalzinho, Socorro, Lindóia, Águas de Lindóia, Serra Negra, Amparo, Monte Alegre do Sul, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Piracaia e Joanópolis.
Fonte: Fundação SEAD - Perfil Municipal - Região de Campinas - 1991

Energia Elétrica

O abastecimento de energia elétrica é feito pela E.E.B. - Empresa Elétrica Bragantina S/A. Mais de 90.000 clientes são servidos de energia elétrica, com excelentes serviços prestados e com total cobertura à expansão industrial. A Empresa Elétrica Bragantina foi criada em 1923, quando o Coronel Antônio Gordinho Filho e outros familiares passaram a controlar as ações da Leme, Siqueira, Gordinho & Cia. Ltda, primeira empresa da região a atuar no setor energético, criada em 1903.

Naquela época, Bragança Paulista vivia em crescente desenvolvimento decorrente da cultura do café e as atividades da Leme, Siqueira, Gordinho & Cia. tiveram início com a construção das usinas Flores e Guaraciaba, localizadas no município de Vargem, hoje desativadas.

Por volta de 1941, já REDE Bragantina, passou a atuar interestadualmente, ampliando os serviços ao município de Extrema, no sul de Minas Gerais. Mas na década de 50, o desenvolvimento foi contido pela crise do café, quando este foi substituído pela criação de gado leiteiro.

Em 1966, os herdeiros do Cel. Gordinho Filho assumiram o controle acionário da empresa. Na mesma época, a região retomava o desenvolvimento e a REDE Bragantina, impulsionada por tal recuperação, ampliou suas linhas de distribuição, inclusive para outras cidades do Estado.

A empresa deu origem ao conjunto de concessionárias que formam o Grupo REDE e, atualmente, conta com 169 funcionários e abastece 15 municípios da região de Bragança Paulista, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.

Fonte: Site do Grupo Rede e Livro Esta é Bragança.

Comércio

Bragança tornou-se um importante centro comercial da Região Bragantina e Sul de Minas. As grandes empresas comerciais procuram, e encontram, mercado favorável à expansão de seus negócios, contribuindo para diversificação e melhoria de qualidade de oferta. Os indicadores apontam para um crescimento regular; com predominância do comércio varejista, destacando-se o de alimentos, vestuário, agrícola e de eletrodomésticos.

Fonte: Câmara Municipal

Educação

Logo USFBragança consta dentre as poucas cidades do país a sediar uma Universidade de alto nível e uma Fundação de Ensino Superior. São patrimônios inestimáveis e valorizados em muito pela comunidade bragantina, não só no que diz respeito ao objetivo principal voltado para a educação e pesquisam como também pelos seus serviços.
Em 1991 o índice de alfabetização era de 85,25% da população.

Fonte: IBGE